Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

O processo de cadastramento para as pessoas que irão ser atendidas pela nova Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, terá início oficialmente nesta quarta-feira (08). A expectativa é de que mais de 15 mil moradores de cinco bairros passem a contar com esse serviço oferecido pela Prefeitura de Suzano. O mais novo posto da rede básica da cidade teve a construção finalizada nas últimas semanas.  

Luis Claudio Guillaumon, secretário municipal de Saúde, lembrou que, por se tratar de uma USF, os profissionais que lá atuam vão ao encontro das pessoas para realizar o cadastramento dos futuros pacientes. “Primeiramente vão os agentes comunitários de saúde, para conhecerem as pessoas e a realidade em que vivem. Depois os auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos também participam dessa aproximação”, explicou o chefe da pasta. 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

O posto é gerenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e inicialmente conta com uma equipe de 20 profissionais, como médicos generalistas, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros. Gradativamente o número dos colaboradores irão aumentar. A área de abrangência é formada pelos bairros Vila Amorim, Vila Urupês, Vila Nova Urupês, Vila Mazza e Jardim Santa Lúcia.  

De início, é feita a territorialização, com a contagem de residências, visita às famílias, apresentação dos profissionais e o cadastramento de cada pessoa. Nesse sábado (11), a equipe estará nas ruas para intensificar o trabalho. Para fazer o cadastro é necessário apresentar RG, CPF, e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de comprovante de endereço. O objetivo é montar os prontuários por família. As pessoas que eram atendidas em outras unidades como no centro e no Jardim Colorado, por exemplo, terá os dados migrados para o novo posto.  

“Esta é uma ação que levará meses, pois se trata de uma população estimada em mais de 15 mil pessoas. Mas durante o trabalho já vamos iniciando o atendimento daqueles que estiverem cadastrados. E mesmo àqueles que ainda não tiverem cadastro e procurarem a unidade, iremos prestar o serviço necessário”, destacou a coordenadora da Estratégia Saúde da Família do INTS, Joyce Moreira da Silva. 

A estrutura do novo posto está localizada na rua Professor Jeremia, na mesma área da Praça da Bíblia. Tem 450 metros quadrados de área construída e conta com 31 salas: consultórios médicos e odontológicos, recepção, arquivo, vacinação, medicação, dispensa para medicamentos, Central de Material Esterilizado (CME), entre outras. O expediente no novo posto de saúde será realizado das 7 às 17 horas. Para a construção da unidade, a Prefeitura de Suzano investiu mais de 1,2 milhão, entre recursos próprios e emendar parlamentares

Leave a Reply