O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhado do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, realizou neste sábado uma visita técnica à escola municipal (EM) Zaira Assen Torrano, no Jardim Nova América.

A unidade conta com seis salas e deve oferecer atendimento a 150 crianças de 0 a 3 anos em período integral, ou o dobro de vagas no atendimento parcial, de acordo com a demanda local. A expectativa é que o equipamento comece a funcionar em setembro, com o possível retorno das aulas presenciais, que seguem paralisadas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Também participaram da visita a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; os deputados estaduais André do Prado e Estevam Galvão de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Rosa; os vereadores Antonio Rafael Morgado e Edirlei Junio Reis; o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; e a dirigente regional de Ensino, Mara Bioto.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

A unidade, que faz parte do Programa Creche Escola, sendo projetada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), vai contar com 30 profissionais e tem espaço multiuso, refeitório, ambientes administrativos, berçário com fraldário e área para alimentação e lactário.

O chefe do Executivo suzanense relembrou os principais feitos da Educação nos últimos anos, como a inauguração de escolas nos bairros Residencial Casa Branca, Cidade Miguel Badra, Jardim Europa e Jardim Quaresmeira; da criação de 25 salas de aula; da ampliação das creches conveniadas, saltando de 13 para 20 unidades; do crescimento do número de vagas, que foi de cerca de 24 mil para aproximadamente 28 mil; da criação de 12 escolas com horário estendido; e da entrega de kits de material e uniforme escolar.

“A escola é transformadora. Mais que um prédio, entregamos novas oportunidades. Costumo dizer que a escola é um forte elo entre a prefeitura e a comunidade. Agradeço ao secretário estadual Rossieli (Soares) pela força, apoio e dedicação com o município; à equipe de educação, que vem realizando um belíssimo trabalho; e aos moradores do Novo América, que aguardaram essa importante obra no bairro”, concluiu.

Marcaram presença ainda o filho da homenageada, José Abel Torrano; a neta Vanessa Torrano; e a vice-presidente da Associação Beneficente André Luiz, Tania Rosa; bem como o padre Luis Hidalgo; e o ministro Jeferson Rodrigues, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil.

Homenageada

A escola do Jardim Nova América leva o nome de Zaira Assen Torrano, uma das fundadoras da Associação Beneficente Vinha de Luz, onde funcionou a creche comunitária do Parque Maria Helena com mais de 200 alunos. Ao longo de sua trajetória na cidade, Zaira recebeu diversos prêmios por sua atuação filantrópica e de responsabilidade social, sendo homenageada na 6ª edição do Memória Viva e reconhecida com o Título de Cidadã Suzanense, em 2011. A homenageada faleceu em 2015, aos 93 anos de idade.

Leave a Reply