Registros da cidade de Suzano feitos desde 1961 foram cedidos pelo jornal Diário de Suzano à Secretaria Municipal Cultura para compor o acervo físico e digital do Casarão da Memória, previsto para ser inaugurado ainda neste ano. A doação dos documentos foi oficializada entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi e os diretores da instituição Amadeu Guaru José de Moraes e Carlos Alberto de Moraes.

Entre os documentos doados estão as primeiras publicações do periódico no ano de 1961, quando ainda era intitulado Comarca de Suzano, e de 1987 em diante, já denominado Diário de Suzano. Todos os documentos vão compor os registros para consulta do equipamento, localizado na rua Campos Salles e que pertenceu à família Marques Figueira, uma das primeiras a historicamente se instalarem na região que viria a se tornar o quadrilátero central da cidade, na segunda metade do século XIX.

Além da sala voltada aos registros feitos pela Imprensa, o imóvel também vai contar com ambientes que terão exposições permanentes e itinerantes, consultas ao acervo audiovisual e textual da história do município (incluindo o projeto “Memória Viva”, que registra a vida e obra de moradores notáveis da cidade em seus campos de atuação), tratamento e preservação de documentos e produção de conteúdo sobre os vários aspectos da identidade cultural de Suzano.

Participaram do encontro a primeira-dama Larissa Ashiuchi; o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo; a diretoria e futura responsável pelo Casarão da Memória, Rita Paiva; o assistente da Diretoria do Diário de Suzano, Thiago Moraes; as familiares Camila Moraes Renzi e Ana Paula de Moraes; o editor-chefe Edgar Leite; e o colunista social Gil Fuentes.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchui, os documentos vão auxiliar na preservação do patrimônio histórico e cultural do município. “Agradecemos ao Diário de Suzano por colaborar com a criação do nosso Casarão da Memória. Tenho certeza de que este será um local adequado para o resgate e preservação de nossa história”, concluiu Ashiuchi.

 

Leave a Reply