A Prefeitura de Suzano cancelou a realização de eventos festivos que estavam programados para comemoração do aniversário de 71 anos de emancipação político-administrativo do município. A medida foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi no início da tarde desta sexta-feira (13/03) em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Principalmente porque se esperava a presença de 20 mil pessoas nessas atividades, que ocorreriam de 3 a 5 de abril (sexta-feira a domingo), e uma das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é justamente evitar aglomerações de público.

Estavam previstos shows e atrações culturais no Parque Municipal Max Feffer. Todos esses eventos seriam custeados 100% pela iniciativa privada. Agora, o prefeito afirmou que já está em contato com os patrocinadores para pedir que reutilizem esse aporte na garantia de melhorias para enfrentamento do avanço da doença em Suzano, a partir, por exemplo, de investimentos para a Santa Casa de Misericórdia e para aquisição de novos materiais para a Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar do cancelamento dos eventos para celebrar o dia 2 de abril, data do aniversário da cidade, Ashiuchi ressaltou que continuam mantidas para o mês que vem as inaugurações de obras, que terão detalhes divulgados futuramente. “Tomamos essa medida com base na recomendação da OMS. Já estamos avaliando com as secretarias outras determinações que possam vir a ser necessárias, principalmente para se evitar aglomerações de pessoas. Tenho certeza de que essas ações de prevenção vão contribuir muito e Suzano vem fazendo a sua parte no combate a esse mal que assola o mundo todo”, disse o prefeito.

Saúde e Educação

Ainda quanto à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Suzano informou que, até o momento, foram registrados 11 casos de moradores de Suzano com suspeita de terem contraído a doença, dos quais quatro já foram descartados e sete ainda aguardam resultado de exames laboratoriais. Também destacou que todas as medidas para minimizar a proliferação desta e de outras doenças respiratórias foram reforçadas entre os servidores da pasta, principalmente com os que lidam com o atendimento do público.

Já a Secretaria de Educação de Suzano ressaltou que as aulas nas unidades da rede municipal de ensino seguem normalmente. E que qualquer medida, como a suspensão das atividades das escolas, por exemplo, só será tomada se assim for determinado pela Secretaria de Estado de Educação.

Leave a Reply