Poá oferecerá todas as quintas-feiras atendimento bucal para pessoas em albergue

0
508

Para orientar os acolhidos do Albergue Municipal sobre a importância da saúde bucal e também oferecer tratamento dentário a quem necessita, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal e em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou hoje (6/2) e realizará todas as quintas-feiras, atividade com o Odonto Móvel. O prefeito Gian Lopes, a primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Andressa Lopes, a secretária de Saúde, Flávia Verdugo, e o secretário de Assistência, Edevaldo Gonçalves, acompanharam a ação.

“É um trabalho extremamente importante e que certamente auxiliará muito os acolhidos. É algo inovador e que acontecerá todas as quintas-feiras no albergue. Importante ressaltar que nossa unidade do Odonto Móvel realiza esse mesmo trabalho em outros bairros da cidade sempre seguindo uma programação e um cronograma de atendimento”, comentou o prefeito Gian Lopes.

Segundo a secretária de Saúde, Flávia Verdugo, tanto os munícipes quanto os acolhidos do Albergue, que utilizam o serviço do Odonto Móvel, são orientados sobre câncer bucal e higiene para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais. A equipe do equipamento móvel também orienta sobre todos os tratamentos que são oferecidos na Rede Básica de Saúde e ainda realiza o tratamento odontológico de cáries, extrações e limpezas dentárias, caso necessário.

O secretário de Assistência, Edevaldo Gonçalves, disse ter ficado impressionado com o Odonto Móvel e que a unidade tem a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional. “Sem dúvidas, o veículo ofereceu aos nossos acolhidos todo o suporte necessário e acesso aos serviços de saúde bucal”.

Albergue
Atualmente a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vem executando o acolhimento de pessoas em situação de rua no Albergue, a qual é uma unidade pública que presta atendimento social a este público.

O equipamento conta com uma equipe de suporte que realiza atendimento e acompanhamento das pessoas em situação de rua, facilitando a conquista de documentos pessoais, a inclusão em programas sociais, o acesso ao mercado de trabalho, bem como, quando possível a reinserção familiar ou retorno a cidade de origem.

“Estamos nos empenhando, e vamos somar parcerias com outros segmentos, inclusive com a população para melhorar cada vez mais o serviço”, concluiu Edevaldo Gonçalves.

Leave a Reply