Desde 2011, a Prefeitura de Guararema realiza captação de recursos da iniciativa privada por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Já o Fundo do Idoso está ativo desde 2013. Ao longo dos anos já foram mais de R$ 4 milhões captados e investidos em ações e projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania (SEMASHC) e ONGs e entidades subvencionadas pela Prefeitura.

Para o ano de 2020 a Prefeitura já captou R$ 923 mil em ambos os fundos, que serão destinados aos projetos Novos Idosos e Jovem Ação e Cidadania, desenvolvidos pela Prefeitura por meio da SEMASHC e para a Ong Seja Feliz.

Os recursos captados, somados aos recursos públicos, garantem a eficácia dos serviços públicos destinados às crianças, adolescentes e idosos, com equipamentos descentralizados, oferta de cursos, oficinas e palestras que fortalecem a rede socioassistencial e fazem de Guararema um dos municípios com o menor índice de Vulnerabilidade Social do Estado.

Atualmente o município presta atendimento a 114 idosos que fazem parte do projeto Novos Idosos; 90 adolescentes do Jovem Ação e Cidadania, além de cerca de 270 crianças e jovens atendidos nos Centro Socioeducativos e entidades subvencionadas: ONG Seja Feliz e Projeto Menino Jesus.

Em todo o país, Guararema é um dos poucos 30% dos municípios que instituíram e estão regulares com os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, e por isso, estão aptos para captar recursos de doação do Imposto de Renda (IR) para essas contas, que podem financiar políticas públicas para os segmentos.

Para realizar a captação é preciso uma somatória de esforços com o trabalho da captação e acompanhamento da destinação dos recursos, que é realizado pela SEMASHC e a atuação e deliberação dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso.

“O trabalho de captação de recursos da inciativa privada é um trabalho sério, que conseguimos desenvolver graças ao apoio do prefeito Adriano Leite, ao trabalho dos técnicos da secretaria e aos membros dos conselhos municipais. Sem esta parceria não seria possível presenciarmos, a cada dia, os resultados como quando vemos os idosos resgatando a autoestima e habilidades ao realizarem atividades artísticas e físicas e as crianças e jovens se tornando protagonistas de suas próprias histórias ao aprenderem a tocar instrumentos e ao se apresentarem para centenas de pessoas mostrando o seu talento e valor. Isso para nós é um benefício imensurável na vida de cada pessoa que participa dos projetos sociais!”, disse o secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Sidnei Santos Leal.

O prefeito Adriano Leite agradeceu e elogiou o trabalho da equipe da SEMASHC, conselheiros e instituições privadas. “Este é um trabalho que dá certo graças ao empenho de todas as partes envolvidas, nossa boa rede municipal de proteção social e os bons profissionais na execução dos trabalhos”, finalizou o prefeito.

 

Leave a Reply