Para isso deverá ser observada uma série de obrigações sanitárias, a exemplo do que ocorre nas feiras diurnas

 

O retorno da realização de feiras noturnas em Suzano será permitido a partir da semana que vem. A medida foi autorizada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi após alinhamento com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. A novidade será incluída no decreto municipal nº 9.432/2020 nesta segunda-feira (29/06), juntamente com a prorrogação do período de quarentena até 14 de julho, em conformidade com a decisão do governo do Estado.

 

Atualmente, Suzano tem quatro feiras noturnas, que estavam suspensas desde o início da pandemia no País, em março: duas no centro, uma na Cidade Cruzeiro do Sul e outra na Vila Urupês. Apesar da autorização, deverá ser observada uma série de obrigações sanitárias, a exemplo do que ocorre nas feiras diurnas.

 

As barracas terão que disponibilizar desinfetante tipo álcool 70% em todos os acessos, tanto para o cliente como para os colaboradores. Também será preciso higienizar bancadas, balanças e utensílios com álcool 70% e papel descartável ou com solução preparada com 900ml de água para 100ml de água sanitária.

 

A mesma higienização é necessária para as máquinas de cartão de crédito e débito, antes do início do trabalho, após cada utilização e no término das atividades. Os feirantes ainda deverão manter uma distância segura no espaçamento entre as barracas. Estruturas com medidas superiores a 8 metros devem ser reduzidas em 2 metros. Os colaboradores deverão usar máscaras, lavar as mãos com frequência e fazer uso do álcool gel. 

 

Já as barracas de alimentação poderão trabalhar inicialmente sem consumo no local, sendo permitida, desta forma, a comercialização para retirada ou delivery. Além disso, cada vendedor poderá atender apenas uma pessoa por vez, para evitar aglomeração, passando para o próximo cliente apenas após a entrega dos produtos.

 

“É imprescindível que esse retorno ocorra de maneira consciente e segura para que aos poucos tudo possa se normalizar no futuro. Por isso, contamos com a colaboração dos feirantes e também dos consumidores neste momento ainda de pandemia de Covid-19”, destacou o prefeito.

 

A autorização para volta das feiras noturnas foi definida em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Câmara de Suzano, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio). O decreto municipal atualizado estará disponível para consulta nesta segunda-feira no site da Prefeitura de Suzano, na aba “Imprensa Oficial”.

 

Funcionamento

O horário de funcionamento continua o mesmo, das 16 às 21 horas. Às quartas ocorre no Largo da Feira (esquina das ruas Konoe Endo e Benjamin Constant); às quintas na Praça Cidade das Flores (avenida Paulo Portela); e às sextas-feiras nos bairros Cidade Cruzeiro do Sul (avenida Tere Nigri) e Vila Urupês (rua Martha).

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

 

Leave a Reply