A Caixa Econômica Federal liberou no dia de hoje (27) a pausa por dois meses do pagamento de prestações do crédito imobiliário contratado. Essa nova medida vale para financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5,2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.  

De acordo com a Caixa, pessoas físicas e jurídicas que já solicitaram a pausa temporária de 120 dias antes, poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não solicitou, poderá solicitar por 180 dias.  

A possibilidade válida para as empresas é para financiamento à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais. As alternativas de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão de até 180 dias, mas não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.  

A Caixa ainda destaca que, no período da pausa, o acordo não estará isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos que foram pausados terão acréscimos ao salvo devedor do contrato e diluídos no prazo restante. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrerão alterações.  

QUEM PODE SOLICITAR A PAUSA 

Clientes pessoa física que estão com o contrato em dia ou com atraso de até 180 dias (os clientes que usaram o FGTS para reduzir uma parte da prestação também podem solicitar a pausa); e também, clientes pessoa jurídica com os contratos em dia ou com o atraso de até 60 dias.  

 

Fonte: UOL Economia 

Leave a Reply