Devido a pandemia do novo coronavírus, após a forte queda no aluguel de pontos comerciais em Suzano, imóveis voltam a ser alugados na cidade. A Associação dos Corretores de Imóveis em Suzano (ACORIS) informou que a principal mudança nesse período de pandemia foi a migração de comércios para pontos menores e de fácil acesso.  

Ademilson Bernardes, presidente da Associação, disse que no começo da pandemia ocorreu uma maior oferta dos imóveis vagos, visto que muitos comerciantes fecharam os seus negócios por conta da restrição de abertura imposta pelas autoridades.  

“Muitas lojas fecharam, tanto pelas dificuldades que já vinham tendo ao longo do tempo, quanto pela obrigação do fechamento do ponto de venda, e consequente aumento expressivo dos custos e gatos com a manutenção do negócio”, explica Bernardes.  

No entanto, a procura ainda está acima da média e muitos pontos começam a ser alugados novamente. Segundo o presidente da entidade não é possível dizer se o mercado melhorou ou piorou durante a pandemia, mas sim que as pessoas mudaram suas percepções e necessidades com relação aos tipos de imóveis que procuram, assim como suas características e localização.  

Em questão a alugueis e compras de imóveis residenciais, a Associação afirma que não notou grandes quedas, isso porque o mercado imobiliário brasileiro é bem consolidado e os preços não estão inflacionados. De acordo com a entidade, isso fez com que não ocorresse alterações nos valores e condições mesmo com a pandemia.  

Ainda sobre locação residencial, o presidente afirma que apartamentos e casas mais amplas, com melhor localização e mais atrativos, como varandas maiores e proximidades a parques estão sendo mais procurados nesse momento na cidade. Para Bernardes, a nova procura é decorrente da implantação do home office, mudando então a forma como as pessoas enxergam o trabalho.  

“São novos tempos que vieram para mudar o jeito das pessoas de se cuidar, se relacionar, trabalhar e, principalmente, de consumir produtos e serviços. E essas mudanças passarão pelos imóveis comerciais e residenciais, e os corretores de imóveis de Suzano estão prontos para assessorar a população para uma melhor escolha”, completa. 

Leave a Reply