A palavra democracia é originária do grego demokratía: demos (povo) e kratos (poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do voto. Trata-se também de um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Democracia é um regime de governo que pode existir também no sistema republicano, ou no sistema monárquico, quando há a indicação do primeiro ministro que é quem realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. O povo tem os direitos expressos e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
Muito bem, se no Brasil o regime democrático realmente fosse exercido, o povo se manifestaria ordeiramente, sem prejudicar os outros com suas manifestações e seria ouvido pelo governo que discutiria o assunto, e assim a vontade do povo depois de ponderar para os e os contras, seria acatada.
Num regime democrático de verdade, não se fecharia rodovias, não seria preciso faltar insumos para o povo, apenas uma reunião entre o poder (povo) e seu maior representante eleito, para ponderar sobre o assunto. Mas infelizmente, só ouvem o povo se este se manifestar causando problemas para o País. Concluo que os direitos democráticos do povo brasileiro só são conquistados a base da força e causando problemas para a nação.

Leave a Reply