A Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal (GCM) flagraram um descarte irregular de lixo no Residencial Pamela e Jardim Gonçalves, em Itaquaquecetuba.

A fiscalização constante em diversos pontos da cidade trouxe um resultado positivo ao identificar o descarte irregular. Durante este patrulhamento, na tarde de ontem (15), foi avistado um veículo que descarregava uma caçamba de lixo, embora no local, houvesse o total de duas caçambas.

O flagrante rendeu multa ao infrator, que trabalha em uma empresa da cidade, além da apreensão do caminhão, que possuía a documentação irregular.  O Departamento de Posturas, da Prefeitura Municipal, aplicou as multas administrativas, além de ter sido enquadrado nos artigos 67  e 189, da Lei Municipal 113/2005, com multa afixada no valor de R$ 5.818,00.

O descarte que ainda é uma triste realidade que a cidade enfrenta vem ainda, em carrinho de mão, flagrado na manhã de hoje (16), pela Guarda Municipal. Ele é autuado pelo Departamento de Posturas e tem a multa atrelada ao CPF dele.

O prefeito Eduardo Boigues afirma a importância de a cidade manter ações constantes de fiscalização: “Já fechamos aterros clandestinos, já flagramos muito descarte de lixo e vamos pegar pesado com todos que descartarem lixo de forma irregular. Itaquá não merece ser  lixão”, frisa Boigues.

A cidade de Itaquaquecetuba vem trabalhando fortemente no combate aos descartes irregulares de lixo e o resultado vem sendo muito positivo, com apreensões e multas.

“O flagrante, a apreensão do veículo, além de multa vai aos poucos inibindo os moradores que já estavam acostumados a presenciar estas situações. Nós vamos aumentar o patrulhamento de rotina para proteger o meio ambiente desta degradação constante”, afirma o secretário adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi.

O cidadão que presenciar qualquer irregularidade pode enviar a denúncia para a GCM, por meio do telefone 153. É recomendado que faça vídeos e fotos, bem como anotar a placa do veículo, a fim de comprovar o crime.

Deixe uma resposta