Samu capacita funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal

0
31
Samu capacita funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu nesta terça-feira (08/01) uma capacitação para funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal Tomoe Uemura sobre Suporte Básico de Vida. A intenção foi apresentar aos servidores algumas noções a respeito de como agir em casos de acidente, desde primeiros-socorros a procedimentos para facilitar e agilizar resgates. A solicitação para o treinamento foi feita pela Diretoria de Praças, Parques e Jardins à Secretaria Municipal de Saúde.

 

As orientações foram prestadas pelo enfermeiro Jefferson Azevedo, que integra o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Suzano. O foco principal com a capacitação são os usuários das recém-inauguradas pistas de skate localizadas nas dependências do Parque Municipal Max Feffer. Como se trata de um local para prática de esporte radical, há a possibilidade de ocorrências que exijam algum tipo de atendimento médico. Além de promover a capacitação, o Samu também vai entregar aos funcionários kits básicos com insumos.

 

“Capacitações assim são importantes porque integram a comunidade, orientam o que pode e o que não pode ser feito e têm efeito multiplicador para outras pessoas e lugares. Muita gente diz para não mexer em um acidentado, porém isso nem sempre é uma regra. Ao contrário, tomar uma medida correta pode ser fundamental. E ajuda no nosso trabalho, porque pode ser prestado um atendimento inicial até chegarmos ou é possível informar a tempo que não é necessária uma ambulância”, disse o coordenador médico do Samu, Helder Takeo.

 

Os participantes visitaram todas as dependências da base, desde o setor de regulação de chamados à sala de expurgos e almoxarifado, conheceram as viaturas – uma de suporte avançado e quatro de suporte básico – e puderam ter contato com o dia a dia dos funcionários do local, que somam mais de 80 em várias funções e turnos. Em seguida passaram por uma aula com informações sobre o serviço prestado em Suzano e também por uma simulação de atendimento. Ao final, todos receberam certificados. Em média, o Samu realiza 18 capacitações como essa por mês para o Poder Público, empresas e comunidade.

 

“A nossa equipe está sempre buscando se qualificar para melhor atender os cidadãos. A realização dessa capacitação é muito importante para nós e para os usuários das pistas de skate, pois os nossos funcionários estarão preparados para agir caso aconteça algum acidente, minimizando os impactos da ocorrência e auxiliando no trabalho de resgate. Por isso, agradeço a disposição de toda a equipe do Samu de apresentar conhecimentos que serão de grande valia para todos”, comentou o diretor de Parques, Praças e Jardins, Márcio Alexandre de Souza.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here