Prefeito de Suzano anuncia obras de revitalização no trevo do Dona Benta

0
84
Prefeito de Suzano anuncia obras de revitalização no trevo do Dona Benta

Projeto prevê diversas mudanças com o objetivo de levar mais segurança e organização àquela região; intervenções têm início no dia 7 de janeiro e serão entregues ainda no 1º semestre de 2019

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou na manhã desta segunda-feira (10/12) a ordem de serviço para as obras de revitalização do trevo do Jardim Dona Benta, localizado na região norte da cidade. O projeto vai contemplar milhares de pedestres e motoristas, que passam pelo local diariamente, com mais segurança e organização. As obras terão início no dia 7 de janeiro (segunda-feira) e deverão ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2019.

O trabalho a ser realizado no Jardim Dona Benta prevê diversas intervenções, como o alargamento da avenida Francisco Marengo, que passará a ter três faixas. A do meio, por exemplo, servirá para facilitar a conversão sentido bairro para acesso à Estrada Takashi Tobata (antiga rua Washington Luiz) e a rua Orlando Fava.

Também está no cronograma a construção de uma alça de acesso para a utilização de quem sai do bairro e a instalação de um semáforo que vai ajudar a tornar a conversão mais fácil e organizada, além de beneficiar os quase 10 mil pedestres que precisam atravessar a avenida diariamente. A população contará ainda com paisagismo e vagas de estacionamento.

Já os pontos de ônibus existentes serão realocados, sendo que um será instalado na avenida Francisco Marengo e outro na rua Orlando Fava, para quem utiliza as vias sentido bairro. Ao todo, serão contemplados 37 veículos do transporte público, entre vans e ônibus, bem como os mais de 20 mil automóveis, caminhões e motocicletas que passam pelo local.

“Os pontos (de ônibus) serão cobertos e sinalizados e as calçadas também serão todas revitalizadas com a presença de rampas de acesso. Essas mudanças significam evolução e uma maior segurança no trânsito. Vale destacar que até 15 de dezembro, todos os moradores e comerciantes serão comunicados oficialmente sobre as intervenções”, afirmou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo.

O projeto será executado pela empresa Cerqueira Torres Construções Terraplanagem e Pavimentação. O valor total do investimento é de R$ 507.494,29, sendo R$ 394.200,00 liberados pelo Governo Estadual e o restante por meio de contrapartida municipal.

Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo explicou que as obras terão início em janeiro, a fim de não causar transtornos aos comerciantes e aos munícipes durante as comemorações de fim de ano. “Neste período de dezembro, aumenta ainda mais a circulação de veículos e de pedestres no local. Desta forma, optamos por começar no próximo no dia 7 do mês que vem”, destaco.

O prefeito reforçou ainda que depois de décadas, a tão esperada obra de revitalização do trevo do bairro Dona Benta sairá do papel. “Em uma primeira etapa, já entregamos a Avenida Francisco Marengo totalmente reformada com nova pavimentação e iluminação. O ‘trevo Dona Benta’ será é mais uma grande obra que iremos entregar à população. Em breve, queremos anunciar as melhorias na avenida Vereador João Batista Fitipaldi. Estamos num trabalho intenso para recuperar as principais vias que cortam a cidade”, concluiu Ashiuchi.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Walmir Pinto, os secretários municipais Marcelo Prado (Comunicação Pública), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação) e Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer), o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, e o assessor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), André Chiang, bem como o proprietário da empresa responsável pela obra José Antônio Mengue de Melo.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here